41 3022-0186 fineart@aphoto.com.br
Escolha uma Página

O que é impressão a fine art

De onde vem o termo impressão fine art

Fine Art vem diretamente das Belas Artes.  A impressão Fine Art é basicamente a arte de imprimir dentro dos critérios que garantam a preservação, fidelidade e permanência exigidos pelos museus, galerias e colecionadores, afinal, nenhum investidor quer ver sua aplicação em arte se deteriorar e perder valor. Assim certificado-cansonImprimimos em papéis e telas de forma minuciosa com um trabalho artesanal e individual dedicando atenção de peças únicas.

Atestando a qualidade dos nossos serviços de impressão somos um Certified Studio da Hahnemuhle (www.certifiedstudio.com ) e possuímos o certificado de excelência de impressão da Canson dentro do programa Certified Printer (www.certified-printing.com). Durante alguns anos fomos o único atelier de impressão a ter os dois certificados.

Nós da Aphoto fazemos impressões fine art para artistas, fotógrafos, museus, galerias e mantemos os mesmos padrões para os amadores, entusiastas, curiosos e qualquer pessoa que tenha interesse em ter uma impressão de qualidade que pode durar por gerações,

Dependendo das condições de preservação, os materiais fine art que imprimimos podem ficar até mais de 200 anos sem qualquer perda de qualidade, alteração de cor ou desbotamento das tintas e do papel.

A permanência das obras impressas são testadas em laboratórios e certificadas pelos institutos: Wilhelm-Research, Aardenburg-imaging e pelo LNE Frances

Gostamos de lembrar que as imagens que estamos imprimindo hoje podem durar por gerações e contar histórias para os netos dos nossos bisnetos, as nossas impressões das suas imagens podem ser uma máquina do tempo.

Logo CertifiedStudiolo

 

A maioria dos que estão no mercado dizendo que fazem impressão fine art não estão fazendo dentro dos critérios para uma impressão ser chamada de impressão fine art.

Algumas das exigências mínimas exigidas para conseguir a certificação da Canson e da Hahnemuhle e que deveriam ser sempre respeitadas por todos que dizem fazer impressão fine art:

wilhem_200

  1. Utilização de impressoras com no mínimo 11 cores a base de água
  2. Usar exclusivamente tintas de pigmento mineral original dos fabricantes das impressoras
  3. Usar papeis de fabricantes sérios e reconhecidos que sigam as normas de qualidade e processos ISO 9706 e ainda ser livre de ácidos e ter reserva alcalina.
  4. Os papeis devem ser testados e certificados como papeis fine art pelos Wilhelm Imaging Research. e o Aardenburg (Link aqui para os testes feitos com papeis da linha Canson  lembrando que usamos HP que são os melhores resultados)
  5. O ambiente de impressão deve ter controle de umidade e ser livre de pó e vapores nocivos como os gerados por impressoras solvente e látex
  6. O ambiente de impressão e de finalização deve ter iluminação adequada com lâmpadas de IRC superior a 95, com paredes neutras e com o mínimo de interferência de cores incluindo a cor do chão.
  7. Todo fluxo de trabalho deve ter gerenciamento de cor adequado e perfeito, sendo tudo devidamente calibrado, linearizado e perfilado garantindo a fidelidade da impressão com o arquivo.
  8. Usar luvas e ter todo cuidado com as impressões para evitar qualquer contaminação ou dano
  9. Conhecimento e experiência, esta é a diferença entre dar control + P e ser um impressor fine art